Hvem giftet seg med Marie av Edinburgh?
Ferdinand I of Romania gift Marie av Edinburgh den . Marie of Romania var 17 år gammel på bryllupsdagen (17 år, 2 måneder og 12 dager). Ferdinand I of Romania var 27 år gammel på bryllupsdagen (27 år, 4 måneder og 17 dager). Aldersforskjellen var 10 år, 2 måneder og 5 dager.
Ekteskapet varte i 34 år, 6 måneder og 10 dager (12608 dager). Ekteskapet ble avsluttet .
Marie av Edinburgh
Marie av Edinburgh (Marie Alexandra Victoria; født 29. oktober 1875, død 18. juli 1938) var et medlem av den britiske kongefamilien, som senere ble gemalinnen til Ferdinand I av Romania og dronning av Romania.
Les mer...
Ferdinand I of Romania
Fernando I (nome pessoal em alemão: Ferdinand Viktor Albert Meinrad Hohenzollern; Sigmaringen, 24 de agosto de 1865 — Sinaia, 20 de julho de 1927), apelidado o Unificador e Fernando, o Leal, foi o Rei da Romênia de 1914 até sua morte. Nascido como um príncipe alemão de Hohenzollern-Sigmaringen, era o segundo filho de Leopoldo de Hohenzollern-Sigmaringen e de sua esposa, a infanta Antónia de Portugal. Sua família fazia parte do ramo católico da Casa de Hohenzollern da família real prussiana.
Fernando passou sua infância e adolescência na residência da família em Sigmaringen, Alemanha. Em 1885, ele se formou na Escola de Oficiais de Cassel, sendo nomeado com o posto de segundo-tenente no 1º Regimento de Guardas da Corte Real da Prússia. Ele então estudou na Universidade de Leipzig e na Escola Superior de Ciências Políticas e Econômicas em Tubinga, onde se formou em 1889.
A partir de 1889, ele se tornou Príncipe Herdeiro do Reino da Romênia, após a renúncia de seu pai e irmão mais velho, Guilherme, aos seus direitos de sucessão à coroa real da Romênia. A partir desse momento, fixou residência na Romênia, onde continuou sua carreira militar, ocupando uma série de cargos honorários, sendo promovido ao posto de general de corpo de exército.
Ele se casou em 29 de dezembro de 1892, em Sigmaringen, com a princesa Maria de Edimburgo, neta da rainha Vitória do Reino Unido, filha do duque de Edimburgo (o futuro duque de Saxe-Coburgo-Gota) e da grã-duquesa Maria Alexandrovna, filha única do imperador Alexandre II da Rússia.
Fernando tornou-se Rei do Reino da Romênia em 10 de outubro de 1914 , sob o nome de Fernando I, após a morte de seu tio, o rei Carlos I. Ele liderou a Romênia durante a Primeira Guerra Mundial, escolhendo lutar ao lado da Tríplice Entente contra as Potências Centrais, um fato que resultou em sua exclusão da Casa Real de Hohenzollern pelo imperador Guilherme II da Alemanha.
No final da guerra, a Romênia completou o processo de obtenção de um estado nacional-unitário, unindo a Bessarábia, a Bucovina e a Transilvânia com o Reino Antigo. Em 15 de outubro de 1922, em Alba Iulia, Fernando foi coroado "Rei da Grande Romênia".
Nos anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial, a Romênia passou por uma série de transformações profundas, especialmente por meio da implementação da reforma agrária e do sufrágio universal.
Em 1925, eclodiu a crise dinástica, causada pela renúncia do príncipe Carlos aos seus direitos de sucessão à Coroa da Romênia, o que levou Fernando a excluir Carol da Casa Real da Romênia e a nomear seu filho, Miguel I, como príncipe herdeiro, que sucederia ao trono.
Fernando morreu em Sinaia, em 20 de julho de 1927, de câncer intestinal. Ele foi enterrado na Catedral de Curtea de Argeș.
Les mer...